quarta-feira, 23 de abril de 2014

Treinamento de força melhora a função cognitiva de idosos

Isso mesmo!

O treinamento de força é capaz de deixar idosos mais inteligentes. Idosos que treinaram alcançaram resultados mais altos em testes cognitivos que idosos que não treinaram.

Um estudo realizado recentemente no Instituto Armênio de Educação Física mostrou que doze idosos que realizaram sessões de cinquenta minutos de treinamento de força (+10 minutos de aquecimento antes e 5 minutos de alongamento após a sessão) por doze semanas
obtiveram resultados em testes de velocidade de raciocínio e de memória que idosos que se mantiveram sedentários por este mesmo período.

O mais interessante é que mesmo após seis meses, os idosos que continuaram treinando continuaram obtivendo resultados superiores nos testes cognitivos.

Conclusão: treinamento de força nos deixará mais inteligentes!

Esse estudo me lembra um estudo muito bom realizado no BRASIL! Isso mesmo, brazukas chegaram a esta conclusão!

Mas porquê isso acontece? É muito simples falar que teremos uma capacidade cognitiva superior ao treinar, mas os mecanismos desse desenvolvimento precisam ser esclarecidos.

Aí entra um estudo já publicado no Brasil em 2007 conduzido pela equipe de três departamentos e da USP.

Neste estudo, mais complexo que o realizado na armênia, 40 voluntários passaram por treinamento de força por 24 semanas!! Nesse estudo, nitidamente realizado por uma equipe transdisciplinar, os  autores encontraram melhorias em testes de curto e de longo prazo.

Além da memória os vovôs e vovós melhoraram sua capacidade de atenção e foco! Isso que eu chamo de “Fitness Mental!”


Como se não bastasse melhorar as capacidades cognitivas os autores avaliaram o perfil de humor (profile of mood states ou POMS no gráfico) dos velhinhos e verificaram redução nos níveis de depressão, hostilidade, indisposição, confusão, ou seja, velhinhos treinando são velhinhos felizes.

Os autores dizem que com o exercício há um aumento na oxigenação e transporte de nutrientes às regiões de aprendizado e memória sistema nervoso central o que está diretamente relacionado ao humor das pessoas.

Outro aspecto importante são os fatores de crescimento como o IGF que podem desencadear estímulos ao desenvolvimento do sistema nervoso central tanto direta- quanto indiretamente. (assunto de um futuro post).


Mais um motivo para motivar seu avô e sua avó para treinar, ou se você tem mais de 60 ano, o que está esperando para treinar.

Deixe seu comentário!

Se gostou do post ou se não gostou também?


  • CASSILHAS, R. C.  et al. The impact of resistance exercise on the cognitive function of the elderly. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 39, n. 8, p. 1401-1407,  2007. ISSN 01959131 (ISSN). Disponível em: < http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34548359428&partnerID=40&md5=970b27d2f09fef49a2c0c1bfffbffdfe >. 
  • PETROSYAN, T. R. Effects of resistance training on cognitive functions in the elderly. New Armenian Medical Journal, v. 7, n. 3, p. 78-84,  2013. ISSN 18200254 (ISSN). Disponível em: < http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84897593542&partnerID=40&md5=0be631e64d2aa1e47551ead05288d309 >. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário