quinta-feira, 12 de março de 2015

Aquecimento: Esquentando o motor antes da arrancar

ENTENDENDO O QUE O AQUECIMENTO FAZ EM NOSSO CORPO

Aquecimento, então para que serve e o que é esse tempinho quem não temos vontade de fazer antes da sessões de treino mas que é fundamental


Com o objetivo de preparar os praticantes, atletas ou não, mental e fisicamente para um determinado exercício ou competição.

Um período de aquecimento é importante antes de qualquer desempenho atlético.

O aquecimento quando bem estruturado tende a uma série de efeitos em cascata que determinam nossa capacidade de produção de força muscular a manutenção metabólica durante o exercício:

Uma sequência clara de eventos acontece e são fundamentais ao nosso organismo, entre os primeiros efeitos está a liberação de líquido sinovial nas articulações que ajuda na nutrição e lubrificação articular. 

Junto temos uma maior demanda metabólica em nosso organismo. Esta maior demanda inicia outra sequência de eventos em nossos centros de controle no bulbo e hipotálamo e assim temos o aumento da frequência cardíaca e respiratória. 

Este aumento por sua vez melhora o fluxo sanguíneo e consequentemente o aporte de oxigênio e demais metabólitos essenciais o que aumenta a temperatura corporal, a atividade enzimática metabólicas essenciais para o funcionamento celular.

Uma característica "mecânica" que o aquecimento traz para nossos músculos é a redução da resistência elástica e viscosa muscular, permitindo que este se contraia mais facilmente [1].

Além disso nosso corpo responde neuralmente aumentando a taxa de produção de força e diminuindo o tempo de reação.


Cascata de Eventos durante o início do exercício e benefícios do aquecimento [1,2].

Então pessoal se vocês levam a sério o treinamento Aqueçam! Nas corridas de formula-1 sempre vemos a volta de aquecimento para os carros, então qual o motivo de não termos a nossa volta de aquecimento? 

Eu respondo.... pura preguiça!

Hoje, podemos afirmar categoricamente que quem aquece tende a ganhar mais força pois conseguirá realizar um exercício com mais intensidade comparativamente com alguém que não aqueceu [3,4].



Referências:
[1] ASMUSSEN, et al. Mechano-elastic properties of humann muscle at different temperatures. Acta Physiol Scand 96:86-93 1976
[2] BAECHLE, T. R.; EARLE, R. W. Fundamentos do treinamento de Força e do condicionamento / Associação Nacional de Força e Condicionamento. Barueri, SP, 3a ed.  MAnole, 2010. 592 
[3] FAULKNER, S. H.; FERGUSON, R. A.; GERRETT, N.; HUPPERETS, M.; HODDER, S. G.; HAVENITH, G. Reducing muscle temperature drop after warm-up improves sprint cycling performance. Med Sci Sports Exerc, v. 45, n. 2, p. 359-65, Feb 2013.
[4] ABAD, C.C.C., PRADO, M.L., UGRINOWITSCH, C., TRICOLI, V., BARROSO, R. Combination of general and specific warm-ups improves leg-press one repetition maximum compared with specific warm-up in trained individuals. (2011) Journal of Strength and Conditioning Research, 25 (8), pp. 2242-2245.

Nenhum comentário:

Postar um comentário